INTRODU O PSICOLOGIA
Profa. Msc. DANIELA
PILONI
O QUE VOCÊ SABE SOBRE
PSICOLOGIA?
PSICO = PSIQUÊ = alma (comportamento)
LOGIA = estudo
Portanto, a Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento natural do homem através de métodos e técnicas científicas e específicas.
RETROSPECTIVA HISTÓRICA
As primeiras ciências a se desenvolverem foram as que estavam mais distantes do homem, como a Astronomia.
A Psicologia enquanto ciência é uma das ciências mais jovens. As primeiras explicações sobre o homem tinham um caráter sobrenatural, tal como explicações para todos os eventos. Principais estudiosos e marcos teóricos:
TALES DE MILETO – Filósofo grego do séc. VI aC: tem sido apontado como um dos primeiros filósofos a explicar os eventos naturais em função de outros eventos naturais.
SÓCRATES – Filósofo grego: método do questionamento lógico.
PLATÃO – Filósofo grego: tinha uma explicação racional do mundo, pela existência do
“mundo das idéias” que justifica o mundo real.
Tanto Sócrates, quanto Platão, através dos seus estudos possibilitaram um despertar sobre qual seria a natureza do homem, o que trouxe ao centro do questionamento filosófico da época inúmeras questões psicológicas. Ambos adotam a abordagem racionalista.
ARISTÓTELES: É comumente apontado como o filósofo que teria valorizado pela primeira vez, a OBSERVAÇÃO como uma forma de se chegar a explicar os eventos naturais, apesar do seu método de investigação era, também basicamente racionalista. Acreditava que as idéias e, consequentemente, a alma, seriam independentes do tempo, do espaço e da matéria, e portanto, imortais.
TOMÁS DE AQUINO:
Retomou os pensamentos empíricos de Aristóteles e introduziu uma ligação com as crenças religiosas.
Nessa época o homem era visto como a imagem e semelhança de Deus e seu comportamento sujeito, apenas à sua própria vontade de Deus.
TAL CONCEPÇÃO NÃO FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE
UMA CIÊNCIA DO HOMEM, JÁ QUE ELE NÃO PODIA SER
OBJETO DE