INTRODU O Psicologia Social
Os principais conceitos da psicologia social são, a percepção social, a comunicação, as atitudes, a mudança de atitudes, os grupos sociais, os processos de socialização e os papéis sociais, que se da a partir do ponto de vista do encontro social.
A psicologia social trata a percepção social, que é enxergarmos uns aos outros não só como os vemos e sim com um conjunto de características do indivíduo. A comunicação envolve a troca de informações que trocamos com outro indivíduo não só pela fala, mas também por nossa expressão.
Na psicologia social, nós não tomamos atitudes e sim desenvolvemos atitudes em relação ao meio social. A atitude pode ser modificada de acordo com a situação atual do indivíduo. No processo de socialização o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social.
Atitudes são sentimentos pró ou contra pessoas e coisas com quem entramos em contato. Se formam durante nosso processo de socialização – processos de aprendizagem (reforço, modelagem), consequências de características individuais de personalidade ou de determinantes sociais e ainda decorrentes de processos cognitivos (busca de equilíbrio ou consonância).
A atitude é antes uma motivação social do que mais propriamente uma motivação biológica. É uma pré-disposição aprendida/adquirida para responder de forma consistente a um objeto social.
Seria o objetivo certo?
É composta de 3 componentes: cognitivo, afetivo e comportamental.
Este trabalho visa abordar a atitude e seus diferentes componentes através de peças publicitárias, com enfoque na mudança de atitude em busca de uma qualidade de vida. Através da análise da publicidade, pode-se perceber como a mudança é proposta utilizando os componentes da atitude em três níveis.