Introdu O Programa O Em Matlab
Prof. Julio Dutra, Engenharia Química/UFES.
Apresentação
O MATLAB (MATrix LABoratory) é uma linguagem de alto desempenho para computação técnica, integrando computação, visualização e programação em um ambiente de fácil uso, onde problemas e soluções típicos da Engenharia Química podem ser abordados, por meio de desenvolvimento de algoritmos:
Modelagem & simulação
Otimização
Análise de dados, exploração e visualização
Controle de Processos
Construção de interface gráfica
É um ambiente de programação que possui características de aplicativo (facilidade para o usuário) e de linguagem de programação (flexibilidade). Dessa forma, apresenta uma série de funções matemáticas já implementadas que podem ser utilizadas em uma rotina construída pelo usuário. Estas funções são agrupadas de acordo com a área de interesse em toolboxes e armazenadas em diretórios específicos. Qualquer função a ser utilizada deve estar no diretório de trabalho ou caminho (path) do MATLAB.
Este material tem o objetivo de apresentar uma introdução à programação em MATLAB, com vistas à utilização de comandos básicos para declaração de variáveis, construção de rotinas simples, resolução de problemas algébricos, integração de equações diferenciais e geração de saídas gráficas. Para problemas mais complexos, o aluno é orientado a consultar a literatura de métodos computacionais avançados.
1.
Comandos de linha
Todas as funções podem ser executadas através de comandos digitados diretamente na área de trabalho (command window).
>> 5 + 7 >> 4 * 7 >> 10 / 5
>> 2 \ 3 >> 2^ 5 >> (-1) ^ 3
A resposta destas operações será armazenada na variável ans (e cada operação atualizará o seu valor). Para inibir a exibição da resposta na tela, deve-se terminar a expressão com ponto e vírgula (;).
Para armazenar valores em uma variável específica, deve-se atribuir o nome da variável:
>> a = 5 + 7; >> b = 4 * 7; >> c = a + b
Observação: o MATLAB pode armazenar variáveis, diferindo