Fisica Origin Relatorio
Rafaela e Vinícius
Objetivo
Usar o programa Origin para traçar e manipular gráficos. Obter informações e valores de propriedades físicas de um dado material a partir de análises gráficas.
Procedimento experimental
1- Abrir o programa Origin. Selecionar o arquivo VO2 021113.lvm, que abrirá em duas colunas: Temperatura (0C) e Resistência (Ohms).
2- Selecionar as colunas A(X) e B(Y) e em seguida construir o gráfico de R(Ω) X T(°C). Ver que o comportamento do gráfico não é linear.
3- Adicionar uma nova coluna. Configurar a nova coluna como Ln(R).
4- Selecionar as colunas A(X) e C(Y) e fazer um gráfico de Ln(resistência)X T(°C). Ver que o gráfico ficou com aspecto “mais linear”.
5- Fazer um ajuste linear, que criará uma reta seu gráfico. Esta reta é a que melhor se ajusta (ajuste por mínimos quadrados) aos dados experimentais do gráfico.
6- Aumentar a caixa de informações que surgiu no gráfico. Nela existe um valor para Slope (inclinação). Este é o coeficiente linear da reta de ajuste e representa o valor médio do coeficiente de temperatura do VO2.
Resultados
Conclusão
A resistividade elétrica de um material é uma função da temperatura. A função é crescente ou decrescente conforme os materiais sejam isoladores, semicondutores ou condutores, dependendo em particular da maior ou menor variação dos parâmetros mobilidade, e densidade de cargas livres, n. Podemos escrever a condutividade de um material, como:
(T) = 1/ (T) = n(T) (T)e
Associados ao aumento da temperatura encontram-se, em geral, dois efeitos: o aumento da energia cinética dos elétrons, que eleva a densidade de elétrons livres disponíveis para suportar o fenômeno da condução elétrica, e o aumento da agitação térmica dos átomos, que, pelo contrário, reduz a mobilidade das cargas elétricas. É a preponderância de um ou outro destes mecanismos que conduz à diferença de comportamentos manifestada pelos materiais isoladores,