INTRODU O JOAQUIM
No presente trabalho falarei do estereótipo, onde veremos que, a maior parte dos estereótipos encerra avaliações negativas, ainda que os objectivos sejam aparentemente positivos.
Falarei ainda do Preconceito que é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. E Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros.
ESTEREÓTIPO
No âmbito das relações sociais e étnicas, um estereótipo é tido como uma generalização excessiva e indevida de um comportamento, uma atitude ou uma qualidade relativa a um determinado grupo étnico que tanto pode resultar numa avaliação positiva como numa avaliação negativa da questão em causa.
No entanto, a maior parte dos estereótipos encerra avaliações negativas, ainda que os objectivos sejam aparentemente positivos.
Por exemplo, quando alguém diz que os negros são musicais ou que os judeus são solidários entre si. Tais afirmações podem trazer consigo a conotação de que, no 1.º caso, aqueles indivíduos serão pouco dotados para outros tipos de trabalho, e que, no 2.º exemplo, aquele povo segrega outras comunidades.
A fronteira entre estereótipo e realidade objectiva é ténue e, por vezes, difícil de estabelecer. No entanto, qualquer generalização excessiva relativa a um grupo étnico é considerada um estereótipo mesmo quando baseada em estudos científicos e estatísticas. Ou seja, o facto de uma grande parte de um grupo social ou étnico possuir uma característica específica, como, por exemplo, a violência, mesmo a ser verdade não implica que todos os membros daquele grupo tenham essa característica.
PRECONCEITO
Preconceito é uma postura ou ideia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As