Conjuntos Numericos
Neste presente trabalho iremos de abordar a cerca dos conjuntos numéricos. Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjuntos. Quando estes elementos são números, tais conjuntos são denominados conjuntos numéricos. Neste tópico estudaremos os 5 conjuntos numéricos fundamentais, e são os conjuntos numéricos mais amplamente utilizados.
Conjunto dos Números Naturais
Este conjunto é representado pela letra N ( ). Abaixo temos uma representação do conjunto dos números naturais:
As chaves são utilizadas na representação para dar ideia de conjunto. Os pontos de reticência dão a ideia de infinidade, já que os conjuntos numéricos são infinitos.
Este conjunto numérico inicia-se em zero e é infinito, no entanto podemos ter a representação de apenas um subconjunto dele. A seguir temos um subconjunto do conjunto dos números naturais formado pelos quatro primeiros múltiplos de sete:
Para representarmos o conjunto dos números naturais, ou qualquer um dos outros quatro conjuntos fundamentais, utilizamos o caractere asterisco após a letra, como em . Temos então que:
Conjunto dos Números Inteiros
O zero e os demais números naturais, juntamente com os seus opostos formam um outro conjunto, o conjunto dos números inteiros e é representando pela letra Z ( ).
A seguir temos uma representação do conjunto dos números inteiros:
Note que diferentemente dos números naturais, que embora infinitos possuem um número inicial, o zero, os números inteiros assim como os demais conjuntos numéricos fundamentais não têm, por assim dizer, um ponto de início. Neste conjunto o zero é um elemento central, pois para cada número à sua direita, há um respectivo oposto à sua esquerda.
Utilizamos o símbolo para indicar que um conjunto está contido em outro, ou que é um subconjunto seu, como o conjunto dos números naturais é um subconjunto do conjunto dos números inteiros, temos que .
Podemos também dizer que o conjunto dos números inteiros