INTRODU O Gerencial
Analisamos a projeção de resultados da empresa Prata relativa ao período projetado de 2015 á 2018, a qual foi elaborada a partir dos resultados reais de 2014 e baseada em previsões elaboradas pelos vários departamentos cujos pontos principais passamos a comentar:
Vendas: Consideramos adequado o percentual de aumento de vendas considerando o atual cenário do mercado e a economia em andamento.
Capacidade de Fabricação: O aumento projetado para este item deverá ser revisto pois a gerência da fábrica deixou de considerar na projeção os pedidos pendentes aos anos anteriores que na média correspondem a 10% do montante de vendas; a gerência em questão deverá ver a meta estabelecida.
Lucro Bruto: Na média representa 60% no valor a ser faturado e recomendamos a revisão da composição e calculo visando a redução dos custos e consequente o aumento do lucro.
Comissão sobre vendas: O cálculo de 2% apresentado pela gerência de vendas se baseou nos volumes de vendas projetadas, recomendamos que o referido cálculo seja feito com base nos valores a serem recebidos que definem o momento do desembolso.
Impostos: Consideramos ideal o percentual de 13% do faturamento, pois anteriormente era de 18%, nosso departamento fiscal reavaliou utilizando as brechas da lei.
Fretes: O valor apresentado pelo departamento de logística corresponde a 8% do valor a ser transportado mas não comentou possibilidades de redução através de racionalizações com programação de entregas, cotação de preços com outras transportadoras.
Aluguéis: Consideramos o percentual de 8% ao ano adequado, pois está na média da inflação para esse período.
Ordenados: Consideramos o percentual de 7% ao ano adequado, pois o acordo acertado de reajuste com o sindicato da categoria é em média de 10%.
Despesas viagens: Consideramos o percentual de 2% de viagens sobre as vendas adequado, pois anteriormente era de 5%. Investimentos em vendas por telemarketing e internet, assim conseguimos reduzir tal percentual.