Introdu O Eco
O ecossistema lótico estudado nessa prática foi um riacho. Suas principais características são água corrente, o contato água e terra e o teor de oxigênio. O rio possui três regiões: nascente, curso médio e curso baixo (foz). Nos ecossistemas lóticos a corrente é o principal fator limitante, o fundo composto na maioria das vezes de areias, argila, laje rochosa ou cascalho oferecem superfícies favoráveis para organismos se fixarem . O fundo agradável das zonas de remanso está limitado a organismos bentônicos (macroalgas, microalgas e plantas aquáticas (fitobentos), animais e muitos protistas (zoobentos).Em água mais profundas onde a corrente e mais lenta é mais favorável ao nécton ,nêuston e plâncton.
Existem três zonas:
Zona inicial: Nessa região o predomínio de seres vivos e pequeno, devido à violência das águas. Não a presença de plâncton, apenas algas fixas ao fundo, larvas de insetos.
Zona média : É a região de maior importância, pois a correnteza é moderada e apresenta a maior variedade de vida. Estão presentes fitoplâncton (algas verdes, diatomáceas, cianofíceas) e zooplâncton (microcrustáceos, larvas de insetos ). Também a predomínio de plantas flutuantes e vegetais encontrados nas margens.
Zona final: Sua principal característica é a água turva , pois possui um alto teor de matéria orgânica e com acumulo de sedimentos. Predomínio de poucos seres vivos.