Eco Aula 01 Introdu o d
Profº Munir Saleh, Me
Disciplina: Economia.
1. Introdução à Economia.
A palavra economia deriva do grego oikosnomos (de oikos, casa, e nomos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado.
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem
(escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou ainda: Economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade. A economia pode ainda ser interpretada levando-se em consideração:
Senso Comum = intuição (economizar).
Atividade Econômica = conjunto de ações desenvolvidas pelos seres humanos no sentido de criar as condições para sua sobrevivência (produção, distribuição e consumo.
Ciência Econômica =estudando a organização econômica da sociedade: como ela se organiza e se relaciona para produzir, distribuir e consumir riquezas
Essas definições contêm vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:
Escolha – escassez – necessidades- recursos- produção- distribuição
A Ciência da Escassez.
Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo, as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.
Segundo Lionel Robbins (1932) “Economia é, pois a ciência que estuda as formas do comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos”
1.1 Curva de Possibilidades de Produção
A curva de possibilidade de produção indica as quantidades máximas de bens e de serviços que podem ser