ELEMENTOS DE MAQUINA
MÁQUINA
MEIOS DE FIXAÇÃO
INTRODUÇÃO
Um projeto de máquina surge sempre para satisfazer uma necessidade, seja ela industrial, comercial, para lazer, etc. Nasce da habilidade de alguém ou de um grupo de pessoas “transformar” uma idéia em um projeto de um mecanismo que se destina a executar uma tarefa qualquer.
A partir dai segue-se o estudo detalhado de suas partes, a forma como serão montadas, tamanho e localização das partes componentes tais como engrenagens, parafusos, molas, cames, etc.. Este processo passa por várias revisões onde melhores idéias substituem as iniciais até que se
Os elementos de máquinas podem ser classificados em grupos conforme sua função. Dentre os vários elementos de máquinas existentes, pode-se citar elementos de fixação, como parafusos, Porcas e Arruelas, elementos de transmissão, como correias e polias, elementos de apoio, como mancais, guias e rolamentos, etc.
Existem algumas características ou considerações que influenciam a seleção de um elemento de maquina. Resistência, confiabilidade, utilidade, custo e peso são alguns exemplos disto.
A partir do exposto pode-se perceber que a escolha e o dimensionamento dos elementos de maquina exige do projetista alguns conhecimentos básicos: No projeto de um componente de maquina ou de uma estrutura, existe a necessidade de determinarmos as dimensões necessárias, para que o componente possa suportar as solicitações.
O dimensionamento entende a determinação das dimensões de um elemento de maquina de tal forma que ele possa resistir e garantir o bom funcionamento da peca ou equipamento durante o trabalho. Elementos de fixação
Se você vai fazer uma caixa de papelão, possivelmente usará cola, fita adesiva ou grampos para unir as partes da caixa. Por outro lado, se você pretende fazer uma caixa ou engradado de madeira, usará pregos ou taxas para unir as partes.
Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por
mais