Introdu O Demonstra Es Financeiras
A norma internacional de contabilidade define as demonstrações financeiras como uma representação estruturada da posição financeira e do desempenho financeiro de uma determinada entidade.
O objetivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar informação confiável acerca da posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa de uma determinada entidade que seja útil a uma vasta gama de utentes nas respectivas tomadas de decisões económicas, permitindo, simultaneamente, mostrar os resultados da gestão por parte dos gerentes dos recursos que lhes foram confiados e colocados à disposição. Para satisfazer este objetivos, as demonstrações financeiras proporcionam informação acerca dos ativos, passivos, capital próprio, rendimentos e gastos e outras alterações do capital próprio e ainda acerca dos fluxos de caixa. Estas informações, contidas em mapas como o balanço, a demonstração de resultados, a demonstração de alterações no capital próprio e a demonstração de fluxos de caixa, juntamente com informação contida nas notas, ajudam os utentes das demonstrações financeiras a prever os futuros fluxos de caixa da entidade e a sua tempestividade e grau de incerteza.
Demonstrações Financeiras
As demonstrações financeiras são relatórios contábeis que apoiam a tomada de decisão da empresa Para poder realizar tanto o planejamento financeiro como o controle financeiro, o administrador financeiro precisa constantemente acompanhar e verificar os efeitos das operações da empresa sobre suas próprias condições financeiras e avaliar se os ativos da empesa estão sendo adequadamente administrados sob o ponto de vista de liquidez, de rentabilidade e da eficiência operacional. Por outro lado, a administração financeira precisa demonstrar os resultados financeiros das operações da empresa a alta direção para que esta possa ter uma ideia de como os fundos disponíveis estão sendo utilizados e aplicados. Para cumprir essa tarefa utiliza-se