Introdu O Estrutura E An Lise Das Demonstra Es Financeiras
PLT PÁGS. 14 À 19.
FINALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
A principal finalidade da informação contábil é informar o público interno e externo o valor do Patrimônio da Entidade.
As informações contábeis levam a compreensão do estado real em que se encontra a entidade, do seu desempenho, da sua evolução, permite uma visão dos riscos e oportunidades que ela oferece.
PEÇAS CONTÁBEIS
As peças contábeis são o produto final da contabilidade, e se dividem em obrigatórias e facultativas. Dentre as exigidas pela legislação societária, estão:
Balanço Patrimonial – Tem por finalidade demonstrar a situação estática do patrimônio (bens, direitos e obrigações) da sociedade numa determinada data.
Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) – Demonstra qual o lucro ou prejuízo do exercício da entidade.( Receitas e Despesas)
Demonstração de Mutações do Patrimonio Liquido – Demonstra as variações do Patrimonio Líquido da entidade no exercício
Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC - Demonstra as variações financeiras da empresa, fornecendo informações a respeito das operações financeiras e seus investimentos.
Demonstração do Valor Adicionado – DVA - Demonstra claramente o valor das riquezas criadas pela sociedade e sua distribuição.
Notas Explicativas – Explicação dos métodos utilizados para contabilização, bem como mudanças de critérios de algumas contas contábeis.
Balanço Social (não obrigatório) – Retrata a preocupação da empresa com a sociedade e o meio ambiente.
Relatório da Diretoria – demonstra aos dirigentes das sociedades a situação da gestão e planejamentos futuros da sociedade.
IMPORTANCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
A análise das demonstrações contábeis é o exame de laboratório da saúde econômica, financeira e patrimonial da sociedade. È um diagnóstico bem-estruturado da situação do Patrimônio. É uma maneira de transformar os dados das peças contábeis em valores relativos, tornando-os mais fáceis