introdu o de hortali as
O calor seco ocorre quando, no método de cozimento, a ação é a desidratação do alimento. O calor seco pode ser aplicado ao alimento com ou sem gordura
Nessa pratica com batas usamos o calor seco utilizando o forno onde e utilizada a aplicação de ar quente e calor inteiro. (Philippi,2006).
Verduras e legumes são plantas ou partes de plantas que servem para o consumo humano, com folhas, flores, frutos, caules, ementes, tubérculos e raízes. Hortaliças e a denominação genérica para legumes e verduras.
Utiliza-se a denominação verdura quando as partes comestíveis do vegetal são as folhas, as flores, os botões ou as hostes, como espinafre, acelga, alface, agrião, brócolis; e a denominação legumes, quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra, cenoura, tomate e mandioca. (Philippi,2006).
A maioria das verduras e dos legumes é fonte de vitaminas, minerais e fibras. Dentre as vitaminas, destacam-se a vitamina C, as vitaminas do complexo B e a pró-vitamina A (betacaroteno), presente em vegetais amarelos. Nos minerais, destacam-se o ferro, o cálcio, o potássio e o magnésio. Fibras solúveis são encontradas em diversos tipos de hortaliças. De acordo com a parte comestível da planta, as verduras e os legumes podem ser classificados em: folhas, sementes, raízes e tubérculos, bulbos, flores, frutos caules. (Philippi,2006).
Esta pratica teve o objetivo de avaliar os efeitos dos métodos e tempos de cocção sobre a cor, sabor e a textura de hortaliças e comparar o rendimento de hortaliças submetidas a diferentes métodos de cocção.