Introdu O Ao Pensamento Social
1. As três características são: que ele não explica os fatos que acorrem, ele tenta compreender os sentidos da ação das pessoas e também busca caracterizar e compreender o que acontece no mundo moderno.
2. A Alemanha se unificou organizando-se como um Estado nacional, mais tarde das nações europeias, com isso atrasou seu ingresso na corrida industrial e imperialista, estimulando no país o interesse pela história como ciência da integração da memória e do nacionalismo. A preocupação com o estudo da diferença cultural, características de sua formação política e do seu desenvolvimento econômico.
3. Método compreensivo é o modo típico das ciências humanas, que não deveria explicar os fatos em si, determinando as suas causas imediatas, mas sim compreender os processos da ação humana e dela extrair seu sentido.
4. Porque ele é composto de uma seria de ações sociais que terminam por realizar um objetivo e que muitos agentes ou autores estão relacionados a essa ação social como o atendente, o carteiro, o técnico e o provedor.
5. O protestantismo gera condutas adequadas ao capitalismo na sua forma estrutural como disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão as trabalho. No seio das famílias protestantes os filhos eram criados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando sempre por atividades mais adequadas a obtenção de lucros e que eles prefiram o cálculo e os estudos técnicos ou estudos humanístico. Vê a relação entre a religião e a sociedade não sendo por meio dos institucionais, mas por intermédio de valores introjetados nos indivíduos e transformado em motivos de ação social.
6. Para Weber o método de interpretação científico e a compreensão dos fatos que garantem a cientificidade das análises assumindo a subjetividade que guia o cientista, ele aceita a parcialidade de toda e qualquer explicação científica e que pra ele os acontecimentos são o resultado de múltiplas e diversas