CIENCIAS SOCIAIS INTRODU O AO PENSAMENTO CIENTIFICO SOBRE O SOCIAL
Introdução ao pensamento científico sobre o social
O capitalismo se desenvolveu na Europa a partir do século XVI e
Rousseau, Maquiavel e Comte são autores que nos ajudarão a compreender as transformações sociais que culminaram com a formação do mundo moderno, capitalista, que é o que pretendemos analisar no decorrer deste curso.
ORIENTAÇÃO INICIAL
Acesse DISCIPLINA ONLINE, leia os conteúdos disponíveis para CIENCIAS SOCIAIS e faça os exercícios módulo a módulo
ARQUITETURA DO PODER
ARQUITEURA DAS NECESSIDADES HUMANAS
Introdução ao pensamento científico sobre o social: principais contribuições
Rousseau(1712-1778) considerado o filósofo do iluminismo escreveu "Do
Contrato Social“ que foi considerada sua obra-prima, nela Jean sustenta a opinião de que os indivíduos nascem bons, quem os modifica é a sociedade, que os levam para o caminho do mal. Do mesmo modo finca o pé ao dizer que a sociedade atua como um acordo social, através do qual as pessoas, que vivem em sociedade, outorgam algumas prerrogativas ao Estado desde que este lhes conceda em contrapartida amparo e organização.
O
T
X
TE
Introdução ao pensamento científico sobre o social
ROUSSEAU E AS ORIGENS DA DEMOCRACIA TOTALITÁRIA
Deparamo-nos, hoje, com movimentos conduzidos por ativistas em nome da “democracia”, dos quais não se pode dissentir, sob o risco de ser alcunhado de reacionário ou de receber ameaças à integridade pessoal. Assim, não é estranho o cidadão comum se deparar com situações ultrajantes, protagonizadas por esses ativistas. Os exemplos são múltiplos, e cobrem a vasta gama das relações sociais, no nível interno dos países, ou no terreno internacional. Mencionemos alguns desses casos: piquetes “democráticos” nas portas das fábricas, em períodos de greve, para amedrontar aos que furem a decisão das massas; ativistas “democráticos” que utilizam métodos fascistas (incêndio de escritórios, por exemplo), para insuflar pânico entre