INTRODU O acetileno
O experimento aqui relatado trata-se da produção do acetileno, um composto orgânico da família dos alcinos sendo mais precisamente o de maior importância industrial, podendo ser produzido pela ação da água sobre o Carbureto de Cálcio (CaC₂),o qual, por sua vez, resulta da reação entre o óxido de cálcio (CaO) e o coque realizadas a altíssimas temperaturas em fornos elétricos.
OBJETIVOS
O experimento consiste na obtenção do acetileno a partir da ação da água sobre o Carbureto de Cálcio e por meio de testes químicos e físicos a comprovação de suas propriedades, tal como foram realizadas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os alcinos são hidrocarbonetos acíclicos insaturados com uma ligação tripla. Só dois de seus carbonos estão unidos por covalência tripla, sendo as demais ligações simples. O acetileno (etino) é um exemplo de alcino, ele foi obtido pela primeira vez, por Berthelot, que estabeleceu um arco entre eletrodos de grafite numa atmosfera de hidrogênio. O acetileno é um gás incolor, instável, altamente combustível, e produz uma chama de elevada temperatura (mais de 3000° C ou 5400°F) em presença de oxigênio. Este gás tem cheiro agradável quando puro, mas o seu odor é comumente desagradável devido às impurezas que o acompanham.
O acetileno é um gás incolor, inflamável e inodoro, quando no estado puro. O acetileno de grau industrial contém rastros de impurezas como fosfina, arsina, sulfeto de hidrogênio e amoníaco e tem um odor semelhante ao alho. O gás é ligeiramente mais leve que o ar e é solúvel em água e em algumas substâncias orgânicas. O acetileno combinado com ar ou oxigênio produz uma chama quente, luminosa e fumegante.
O acetileno é obtido pela reação de carbeto de cálcio (ou carbureto de cálcio) e água. As reações por etapas seguem abaixo:
CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)
CaO(s) + 3C(s) → CaC2(s) + CO(g)
CaC2(s) + 2H2O(l) → Ca(OH)2(aq) + C2H2(g)
Inicialmente, o calcário (carbonato de cálcio) é decomposto a mais de 1200°C em óxido de cálcio (cal) e dióxido de