Eng. macanica quimica
FACULDADES DE JOINVILLE
EVANDRO JOSE RODRIGUES DA SILVA
JEFERSON CRISTIANO DE PICOLI
TRABALHO DE QUÍMICA
JOINVILLE
2011
INTRODUÇÃO
No estudo que será apresentado, fará com que vejamos com outros olhos o devido valor das matérias existentes na atmosfera e biosfera, e como podemos transformá-las para obtermos diversas substâncias derivadas que usamos no decorrer do nosso dia, como exemplo a energia.
Saber identificar os gases de forma correta e clara ajuda e muito o entendimento de suas partes químicas, pois estão sempre presentes no nosso dia-a-dia, sendo de uso humano, animal e vegetal.
A química do petróleo.
Como sabemos, o petróleo é usado nas mais diversas áreas, no entanto são responsáveis pelas grandes poluições, como na produção de nylon, borracha, poliéster, entre muitos outros exemplos que conhecemos produtos que dele podem ser derivados.
O Etanol é produzido como energia limpa é um mercado em crescimento e o Brasil é um dos pioneiros nesse ramo de atividade, o etanol é importante, pois é obtido de maneira renovável.
Composição dos Gases Que Formam a Atmosfera
Somente devido ao fato dos gases existirem, tornou-se possível a imensa quantidade de seres vivos no planeta terra, existe uma camada formada da ação do vapor da água, gás carbônico e do ozônio, servindo para que o equilíbrio térmico do planeta seja mantido em perfeitas condições.
A atmosfera terrestre se compõe das seguintes substâncias com ordem decrescente de vastidão (os valores são relacionados à troposfera e estratosfera, ou seja, do nível do mar perto dos 50 km de altitude):
- Nitrogênio - 78,09 %
- Oxigênio - 20,95 %
- Argônio - 2,8 %
- Água - 0,93 %
- Gás Carbônico - 0,03 %
- Ozônio - 0, 000004 %
-Criptônio (Kr):0,0001%
Nitrogênio
O azoto, nitrogénio ( português europeu ) ou nitrogênio ( português brasileiro ) é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e número de massa 14 (7 protões e 7 neutrões),