introdu ao a adm forum b
Questão 1:
Sim é mais complexa. Os meus colegas já citaram perfeitamente pontos como direcionar, alta responsabilidade e as diferenças entre os subordinados. Quero destacar outro ponto que é a questão da visibilidade (esta pode ser positiva ou negativa). Quando se está na direção mesmo que o erro não seja seu, o fato de estar à frente lhe torna o responsável. Para explicitar melhor minha ideia, vou usar um exemplo no futebol: o técnico pode ser ótimo líder, ter histórico de bons resultados, mas se na final de um campeonato contra o rival ele perde porque o goleiro falhou em um único lance, ele é demitido e tem toda a sua carreira questionada.
Questão 2:
Não e em muitas vezes a responsabilidade nem é da própria pessoa. Já trabalhei em grandes empresas e que eram necessários muitos supervisores e para suprir a demanda aprovavam colaboradores muito jovens (através de uma prova de números), para lidar com pessoas com todos os tipos de historias e problemas. Não é a questão da idade, mas sim da experiência. Por isso acho que a liderança que para alguns não significa nada, para outros deve ser polida com treinamentos e feedbacks de pessoas mais experientes.
Questão 3:
A teoria Y é o estilo mais apropriado na atualidade, porque as pessoas são motivadas pelo máximo esforço, demandando uma participação maior nas decisões e negociações inerentes ao seu trabalho, já na teoria X as pessoas são motivadas pelo menor esforço, demandando um acompanhamento por parte do líder.
Questão 4:
Uma empresa pode ter vários tipos de departamentalização, desta forma as empresas tornam-se maiores e conseguem direcionar as tarefas com mais facilidade.
Grande abraço,
Gabriel Paixão Baptista.