INTRODU AN LISE COMBINAT RIA
MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO À ANÁLISE
COMBINATÓRIA
Prof. Alan Jones
ENFIM... TERCEIRÃO!!!
FAÇA A DIFERENÇA!!
FAÇA A EXPERIÊNCIA!!!
O QUE É A ANÁLISE
COMBINATÓRIA?
A análise combinatória corresponde ao ramo da matemática que procura elaborar métodos que nos permitam encontrar o número de possibilidades que um evento pode ocorrer, sem a obrigatoriedade de descrevermos todos os eventos possíveis.
Trata-se de uma parte da matemática extremamente prática, onde a teoria é apenas uma pequena fração do conhecimento exigido.
Isso significa que, mais que fórmulas e conceitos, devemos ter muita criatividade e uma boa dose de interpretação na hora de resolver os problemas. POR QUE É IMPORTANTE CONHECER
UM PROCESO DE CONTAGEM?
É importante conhecermos tais métodos, pois nem sempre temos condições de descrever todas as formas sob as quais uma situação pode ocorrer, principalmente em situações onde a resposta é um número muito elevado.
O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA
CONTAGEM
Corresponde ao mais importante princípio da análise combinatória. Uma boa parte dos exercícios de contagem podem ser resolvidos usando-se esse princípio simples.
Tal princípio procura estabelecer qual o número de maneira que um determinado evento pode ocorrer, quando a ordem de seus elementos é importante e quando este evento é segmentado em diversas etapas.
PODEMOS ENUNCIAR O PFC DA
SEGUINTE MANEIRA:
Se um evento pode ocorrer por várias etapas sucessivas e independentes, de tal modo que:
P1 é o número de possibilidades da etapa 1;
P2 é o número de possibilidades da etapa 2;
Pn é o número de possibilidades da etapa n.
O número de maneiras que o evento pode ocorrer é dado por: p1.p2.p3...pn. EXEMPLO 1
Uma fábrica produz automóveis, cujos modelos podem ser escolhidos de acordo com alguns opcionais. Os clientes podem decidir entre as seguintes opções:
Modelo: conversível ou não conversível
Combustível: gasolina, bicombustível ou gás.
De quantas formas