Intro a Adm
AS QUATRO FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO
1ª Edição / 2008
Filipe Sobral e Alketa Peci
Excertos dos Capítulos 5-6-7-8
Compilados pela Prof. Célia Paradela
Caras Alunas e Caros Alunos,
Todas as palavras deste texto são excertos (fragmentos, pedaços) extraídos do livro didático de vocês. Como o livro aborda mais do que nosso programa pede para estudo na disciplina, selecionamos as partes que vocês têm que estudar em Introdução à Administração.
O objetivo foi o de facilitar a localização do que é a nossa matéria, em meio ao rico texto do material didático que a Estácio lhes envia. Logo, este texto não substitui o material didático fornecido pela Estácio. Facilita apenas o seu manuseio. Tanto que ao longo, vamos sugerindo consultas a Figuras ilustrativas do livro, para rápida compreensão pela visualização.
Estes excertos são absolutamente fiéis ao texto original pois dele foram copiados literalmente.
Bons estudos! CAPÍTULO 5 - PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
5.1 FUNDAMENTOS DE PLANEJAMENTO
As organizações se definem em torno de objetivos. No entanto, para alcançá-los, suas atividades devem seguir determinada ordem ou padrão, ou seja, devem seguir um plano. Cabe aos administradores decidir qual rumo a organização deve seguir e formular as estratégias e os planos necessários para alcançar os objetivos. Essas decisões são parte da função de planejamento e são essenciais para que a organização possa crescer de forma sustentada e sobreviver no longo prazo.
5.1.1 Conceito de planejamento
O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito — objetivos — e como deve ser feito — planos.
Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou