INTRO ADM - Burocracia
ESTUDO DIRIGIDO – TURMA 1ADMB-TN
A TEORIA DA BUROCRACIA
Carolina Dias
Gabriela Amanda
João Paulo Nóbrega
Natália R. M. Marcolino
Renan Ayala
Thiago M. de Menezes
ETEP Faculdades - 2015
Introdução
O que vem à sua cabeça com a palavra “burocracia”? Ao perguntarmos para dez pessoas durante a realização das pesquisas, nove disseram a mesma coisa. Elas ligaram burocracia à demora, ineficiência e fila. Contudo, será que a burocracia é isso mesmo? Esse é o objetivo do trabalho, investigar os verdadeiros pontos dessa teoria que é mal vista pela sociedade.
“A burocracia é uma forma de organização superior a todas as demais que conhecemos ou que esperamos alcançar em futuro próximo.” – Charles Perrow
Max Weber (21/04/1864 à 14/06/1920)
Pensador, estudioso e considerado um dos fundadores da Sociologia, Weber trabalhou no processo chamado de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista, através do método compreensivo e da análise da realidade a partir de tipos ideais. Sendo referência nos dias de hoje para o pensamento administrativo e sociológico.
A teoria criada por Max Weber tem como finalidade a busca por maior eficiência dentro de uma organização, mas por que ela é vista como o oposto disso, atualmente? Para melhor visualização da teoria de Weber, descreveremos os pontos mais importantes da burocracia abordados por ele.
Teoria da Burocracia
Burocracia, termo proveniente do latim e francês que denota escritório, tem por definição todas as repartições públicas, assim como, o poder e a ação dos funcionários nos escritórios. Constituindo uma forma de organização baseada na racionalidade.
- Racionalidade: Implica na adequação dos meios aos fins, ou seja, eficiência. Ela é baseada em caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, impessoalidade, divisão do trabalho, hierarquização, rotinas e procedimentos, competência técnica e mérito, especialização da