Tb Intro ADM UFMS SI CAMILA
1915 palavras
8 páginas
7. CARACTERIZAÇÃO/ SOCIOPOLÍTICO ECONÔMICA DOS EUA E EUROPA NO SÉCULO XX No século XVIII ocorreu a chamada Revolução Industrial, substituindo-se toda a estrutura do artesanato para as fábricas da época. A primeira fase, entre 1760 e 1850, somente na Inglaterra; entre 1850 e 1900, na Europa, América e Ásia; e a partir de 1900 com os grandes conglomerados industriais. É neste último período, de 1900 até a década de 1930, que as primeiras teorias gerais da administração começam a evoluir.
No século XX o capitalismo globalizado e liberal foi impulsionado a partir da Primeira Guerra com intervenção dos governos e da economia como: o desafio socialista ao capitalismo, crise de 1929 e depressão dos anos 30, medidas econômicas, suspensão da conversibilidade das moedas, desvalorizações cambiais, para não falar da própria destruição física trazida pela guerra. A segunda guerra de trinta anos vivida pela Europa entre 1914 e 1945 transformou a natureza das relações internacionais tanto quanto a estrutura da economia internacional: ela não apenas retirou a Europa do comando da política mundial, mas, também modificou as bases de funcionamento do capitalismo.
O processo de globalização se viu dificultado pelas crises do entre as guerras, assim como foi interrompido em todos aqueles países que optaram, voluntariamente ou não, pelo modo socialista de produção. Mas o impacto real do socialismo foi bastante pequeno para a economia internacional, em termos de comércio, finanças e investimentos. O socialismo apresentou desempenho relativamente satisfatório nas etapas iniciais do processo de industrialização, mas foi bem menos eficiente no que se refere à organização agrícola ou na aplicação da inovação tecnológica aos processos produtivos do capitalismo.
Se a economia industrial capitalista retoma, pouco a pouco, o ritmo e os padrões de crescimento que tinham sido os seus no período anterior às crises econômicas dos anos 30, em uma área as transformações estruturais se revelariam