Intro eng
(Referente ao Capítulo I do livro “Introdução à Engenharia de Produção”, Alvim Antônio de Oliveira Netto/Wolmer Ricardo Tavares)
1) A Inglaterra foi a pioneira no processo industrial. Isso se deu por ela ter em seu subsolo quais reservas? (ver resposta na página 3 do capítulo 1 do livro “Introdução à Engenharia de Produção”)
R= Foi pioneira pois no seu subsolo haviam reservas de minério de ferro e carvão.
2) No século XVIII houve uma queda de preço das mercadorias, melhoria nos acabamentos dos produtos e ritmo acelerado da produção. O que possibilitou isto? (ver resposta na página 3 do capítulo 1 do livro “Introdução à Engenharia de Produção”)
R= As máquinas possibilitaram estas melhorias.
3) O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico, tanto nos transportes quanto nas máquinas. Com essa tecnologia, vieram também uma revolução e uma evolução na maneira de se produzir. Que problema isto gerou? (ver resposta na página 3 do capítulo 1 do livro “Introdução à Engenharia de Produção”)
R= As máquinas, na maioria das vezes, substituíam a mão de obra humana, gerando uma massa enorme de desempregados.
4) No século XVIII, qual tecnologia foi aplicada ao setor de transportes e o que isto possibilitou? (ver resposta na página 4 do capítulo 1 do livro “Introdução à Engenharia de Produção”)
R= A tecnologia aplicada ao setor de transportes, que através das locomotivas a vapor, fez com que fosse possível, com custos menos onerosos, transportar tanto pessoas como mercadorias em um menor intervalo de tempo. 5) Quais eram as condições do ambiente de trabalho nas fábricas que surgiram no século XVIII com a Revolução Industrial? (ver resposta na página 4 do capítulo 1 do livro “Introdução à Engenharia de Produção”)
R= As condições de trabalho eram precárias, com falta de higienização, iluminação e ventilação no ambiente de trabalho.
6) No século XVIII com a Revolução Industrial os trabalhadores dessas