Intro Eng. Elétrica
Gustavo Delbone
Mário Farsoni Neto
Vanderlei Oliveira Junior
Vitor José Luz Polaquini
História da Eletricidade
1851 - 1870
Ilha Solteira – SP
2013
Sumário
Objetivo
Este trabalho visa apresentar as descobertas e avanços no campo da eletricidade no período de 1951 até 1970.
Introdução
No período pesquisado (1851 – 1870) foram poucas inovações , mas foram essenciais para o desenvolvimento tecnológico atual, pois sem os conceitos primordiais, a engenharia elétrica não estaria tão desenvolvida como está atualmente
Cabos submarinos
Em 1850, o primeiro cabo submarino foi instalado no Canal da Mancha, entre Dover e Calais, ao sul da Inglaterra e ao norte da França, respectivamente. Esse primeiro cabo foi basicamente uma experiência que provou a viabilidade do projeto e apontou problemas a serem superados. O primeiro cabo era inadequado: fino, muito leve e isolamento ineficiente. Mesmo assim, conseguiu enviar algumas poucas mensagens, ainda que truncadas.
Em 1852, um outro cabo submarino, bem mais robusto que o primeiro, foi lançado no mesmo lugar. Esse cabo foi um grande sucesso técnico e econômico por ligar duas das nações mais prósperas do mundo. Investidores franceses e ingleses, ansiosos por interligar as bolsas de valores de Paris e Londres, financiaram o projeto liderado pelos irmãos Jacob e John Watkins Brett, que contaram também com os governos envolvidos. No ano seguinte, vários cabos submarinos foram assentados entre a Inglaterra e países do norte europeu.
Em 1858 foi lançado o primeiro cabo submarino metálico transatlântico interligando a América do Norte e a Inglaterra. O sistema era lento com uma largura de banda capaz de transportar apenas duas palavras por minuto.
Seu funcionamento, no entanto, foi efêmero. O primeiro cabo submarino transatlântico lançado