Intraempreendedorismo
CADEIRA:
Empreendedorismo
2° ANO - 5° SEMESTRE/MATUTÍNO
TEMA:
Intraempreendedorismo/empreendedorismo corporativo
Discente:
Ana Manhiça
Iva Joshua
Joaquim Vale
Kátia Matsinhe
Docente: Dra. Luísa A.Jamal
Maputo, Abril de 2013.
ÍNDICE
1. Introdução 3 2. Objectivos 4 2.1. Metodologia 4 3. INTRAEMPREENDEDORISMO 5 3.1. História 5 3.2. Definição 5 3.3. Características do intra-empreendedor 6 3.4. Importância 7 3.5. Como desenvolver e estimular o intra-empreendedorismo 8 4. Conclusão 12 5. Bibliografia 13
Introdução
A concorrência entre as empresas nos dias de hoje tem aumentado a uma velocidade incrível. Todos os dias entram no mercado centenas de novas empresas, boa parte delas cheias de novas idéias, empreendedores dedicados e muito dinheiro para investir. Uma combinação perigosa para empresas estagnadas, burocráticas e que não cultivam novas idéias.
Por isso, as organizações buscam colaboradores que possam oferecer um “algo mais” para elas, pessoas dedicadas que trabalhem como verdadeiros sócios do negócio. Que ofereçam opções diferenciadas de investimento para novos negócios, tornando a empresa ainda mais competitiva no médio e longo prazo. Este modelo de colaborador é chamado de intraempreendedor.
No início deste trabalho será introduzida a história do Intraempreendedorismo ou Empreendedorismo Corporativo, diversos conceitos acerca deste assunto serão abordados.
Em seguida, irá-se apresentar as características do intraempreendedor. Falar-se-á da importância que o intraempreendedorismo tem dentro de uma organização.
Far-se-á uma análise de como desenvolver e estimular o intraempreendedorismo nas organizações.
Para além disso, irá-se abordar os factores que estimulam e que mais atrapalham a inovação nas empresas e por fim, far-se-á a conclusão deste presente trabalho.
Objectivos
Este relatório foi realizado no âmbito da disciplina de Empreendedorismo, e tem como objectivo