intr
“Uma definição dicionarizada do termo logística é a que diz: o ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações”.
Essa definição situa a logística apenas num contexto militar. Mas em 1991 a Council Of Logistic Managemente (CLM), uma organização de gestores, educadores e profissionais da área, definiram logística como: O processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações relativas desde o ponto de origem até o consumidor final, com o propósito de atender as exigências dos clientes”.
Essa definição deixa claro porque hoje a logística é tratada como um assunto de vital importância para as empresa que precisam diminuir o intervalo entre produção de bens e/ou serviços e suas demandas, levando aos seus clientes serviços e produtos no tempo e lugar certo e nas condições desejadas, ao menor custo possível.
A logística é um assunto relativamente novo em relação às outras áreas que estão ligadas diretamente a ela como produção, marketing e finanças, porém é uma área com um amplo leque para estudos, um futuro promissor para futuros candidatos a profissionais da área e com bons salários que outras áreas da administração.
O intuito desse trabalho é mostrar de forma simples e objetiva que a logística é de vital importância para as empresas (micro, pequenas, médias e grandes), suas oportunidades de trabalho, estudo e um futuro promissor.