intolerancia religiosa 1
Religião postura intelectual e moral que resulta de uma crença.
Crime de ódio, sao crimes gerados pelo preconceito, quando um criminoso seleciona intencionalmente sua vítima em função de pertencer em um certo grupo.
Crimes de ódio tem conseqüências devastadoras. efeito sobre as pessoas — abalo psicológico e afetivo
efeito sobre o grupo visado — terror generalizado e inspiração do sentimento de vulnerabilidade.
efeito sobre o conjunto da coletividade — estimula a divisão na sociedade e desestimula conceitos como a harmonia e a igualdade de uma sociedade multicultural.
Entre os fatores para diminuir esses crimes são a conscientização das pessoas é a punição por esses crimes com conseqüências tão devastadoras.
Tendo dentro do proprio governo uma mentalidade conservadora, que nao apoia as diferencas. Assim fazendo a autocensura dentro dele proprio impedindo a implementacao de campanhas de consientização da população e criação de artifícios para a proteção desses grupos oprimidos, não sendo necessariamente religiosos.
Porem mesmo com muitos obstáculos, foram tomadas medidas. Assim como a criação do dia nacional de combate a intolerância religiosa (21 de janeiro) e a Lei n° 11.635, de 27 de dezembro de 2007 sancionada pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Campanha da fraternidade 2015
Segundo o Instituto Pew Research Center, com sede nos Estados Unidos, 5,2 bilhões (75% da população mundial) de pessoas vivem em locais com restrições a crenças.
Entre os países com as maiores restrições governamentais (leis, políticas e ações para limitar práticas religiosas), estavam Egito, Indonésia, Arábia Saudita, Afeganistão, China, Rússia e outros que somaram 6,6 pontos ou mais em um índice de máximo 10. O Brasil aparece, junto com Austrália, Japão e Argentina, em nível baixo, entre os países com 0