Intodução a economia
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS, POLÍTICAS E SOCIAIS
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
NEY VITOR DE OLIVEIRA
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PERÍODO ANTIGO
Egito e Mesopotâmia A característica econômica determinante nesta época era a atividade agrícola proporcionada por um fator geográfico que era as enchentes do Rio Nilo que fertilizava os solos. Grécia e Fenícia Predominava a navegação de longo alcance e o comércio. Estes aspectos foram favorecidos pela característica da costa litorânea destas regiões que possibilitava o atraque e partida de navios. Império Romano A contribuição da expansão do Império Romano para a ciência econômica foi a justaposição dos conhecimentos dos povos conquistados.
GRANDES PENSADORES GREGOS
Platão - Postulou a planificação do estado ideal para evitar instituições decadentes e injustiças sociais.
Aristóteles - Formulou idéias sobre o estado, discutiu a usura e os salários o intercâmbio, a aquisição e a formação da riqueza.
Xenofonte - Desenvolveu ensaios sobre a agricultura e o sistema tributário.
ROMANOS Catão - Condenou as grandes propriedades. Propôs novos sistemas de repartição das terras.
Varrão - propôs o retorno do homem ao campo para evitar o empobrecimento do estado e da sociedade.
Columela - Desenvolveu estudos referentes ao declínio da atividade agrícola, propondo a diversificação da produção.
IDADE MÉDIA
Alta A atividade econômica determinante era a agricultura sustentada pelo regime feudal. O comércio desempenha papel secundário, mas continua existindo. O surgimento da Indústria têxtil
Baixa
Surgimento das corporações de ofício com o objetivo de regular preço, salários, quantidades produzidas e especificações de produção. A igreja formulando pensamentos próprios para proteger os consumidores. Aparece a cobrança de juros desde que existisse risco na transação.
MERCANTILISMO