PORTFÓLIO INDIVIDUAL 1 SEMESTRE
881 palavras
4 páginas
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Microeconomia e Macroeconomia; Métados Quantitativos; Ética; Política e Sociedade; SeminárioProf. Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonoka
INTODUCÃO
O portifólio que será apresentado abordará os seguintes temas: Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial, Ética, Política e Sociedade, sendo que sobe cada um deles foram realizadas pesquisas, dessa forma complementando-os e enriquecendo o portifólio com informações atuais.
DESENVOLVIMENTO
A inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda de poder de compra da moeda. Os preços sobem quando o governo emite moeda demais: emisão de moeda gera inflação, porque passa a haver maior quantidade de moeda no mercado, o que a desvaloriza, de acordo com a lei da oferta e demanda. Ela tem duas partes: inflação de custo, e a inflação de demanda. Inflaçao de custo está ligada ao lado da oferta; ou seja o nível da demanda permanece o mesmo. Inflação da demanda refere-se ao excesso de demanda em relação a oferta de bens e serviços em uma economia. Veja na reportagem a seguir:
O Brasil tem a 5 maior inflação do G-20.
Entre as 20 mais poderosas econômias do mundo, o Brasil ostenta hoje a quinta maior inflação medida em 12 meses – 60,9% conforme divulgou o IBGE nesta sexta feira. O índice nacional fica atrás apenas dos 25,0% da Argentina; dos 10,8% da Índia; dos 8,6% da Indosnésia; e dos 6,4% da Africa do Sul e Rússia. Para Carlos Rodofolfo Schneider, coordenado do Movimento Brasil Eficiente, a inflação nacional explica em grande parte o atual momento.
“E o que explica essa inflação são os grandes