Transporte no Excell
DEFINIÇÃO: Quanto mais desenvolvida a economia, mais ativo o mercado de capitais que se traduz em oportunidades para as pessoas, as empresas e instituições aplicarem suas poupanças.
Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes que possibilitem seu crescimento. A plena abertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público, ou seja, emite ações e as negocia nas bolsas de valores. Uma ação é a menor fração do capital social de uma empresa
Ao adquirir ações, passa a ser também sócio da empresa - um acionista.
TIPOS DE MERCADO
Mercado à Vista
No Mercado à Vista, a liquidação física (entrega de títulos vendidos) se processa no 2º dia útil após a realização do negócio em bolsa e a liquidação financeira (pagamento e recebimento do valor da operação) se dá no 3º dia útil posterior à negociação, mediante a efetiva liquidação física.
Mercado Fracionário
O Mercado Fracionário existe para separar as operações com pequenas quantidade das operações com lotes maiores. Todos os papéis (ações) estão disponíveis neste mercado e seu preço, em geral, é desvinculado ao preço do mercado à vista. Quem define qual a quantidade de ações que é operada no mercado fracionário é a Bovespa e esta pode variar de papel para papel. Os códigos de negociação dos papéis no mercado fracionário vêm acrescidos com a letra F ao final (ex.: BBDC4F).
Mercado a Termo
Uma operação a termo é a compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo preestabelecido, resultando em um contrato entre as partes. Os prazos permitidos para negociação a termo são de 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias. Para aplicações no mercado a termo são requeridos, além do registro na BOVESPA, um limite mínimo para a transação e depósito de valores – tanto pelo vendedor como pelo comprador –, utilizados como margem de garantia da operação.
Mercado de Opções
No Mercado de