Intervenção urbana em arte
Todo movimento artístico relacionado à intervenções visuais em espaços públicos é chamado "intervenção urbana". É através da arte nas ruas que esse movimento, que tem características underground, tenta transformar o espaço comunitário e as paisagens do dia a dia. Cores e formas ganham vida e mais, modificam vidas. A proposta é um exercício para o olhar viciado das grandes cidades, onde certas paisagens acabam passando despercebidas, seja pela nossa rotina cada vez mais apressada, seja pelo nosso foco cada vez mais restrito. Para mudar esse olhar, artistas e anônimos se empenham em suas obras pelos muros da cidade: novos focos são criados e revela-se a beleza da cidade em lugares que fazem parte do cotidiano, mas que antes sequer eram notados. Uma das formas de intervenção urbanas mais conhecidas é o grafite.
No Brasil, alguns nomes merecem destaque: os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo adotaram o apelido OsGemeos e se tornaram uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. Hoje, suas obras estão em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países.
O movimento que sofreu com a discriminação nos anos 70 e teve como base a cultura hip hop, hoje se espalha pela cidade e redefine seu próprio estilo. Psicodélica, estilo tridimensional e personagens caricatos são elementos constantes nas obras dos grafiteiros. Mas as intervenções urbanas não estão apenas pelos muros da cidade. Trazendo curiosidade e reflexão, o trabalho cuidadoso de grupos como o Poro está pela cidade pronta para surpreender. E quando se trata de intervenções urbanas, tudo pode virar arte! Dos postes às folhas secas de uma árvore - criatividade sem limite