Paisagem Mapa
PAISAGEM MAPA
Um panorama histórico e uma cartografia crítica do lugar da arte na paisagem contemporânea
EMENTA
Trata-se de um curso sobre a natureza da intervenção urbana como linguagem artística, seus percursos, processos e discursos. Um panorama crítico das experiências artísticas que se ocupam e ocupam a cidade. Desdobramentos possíveis de um projeto de intervenção urbana nos movimentos de transformação da cidade e nos movimentos sócias.
OBJETIVOS
Apresentar um breve panorama histórico do fazer em intervenção urbana no Brasil e no mundo nas últimas quatro décadas. Introduzir os principais conceitos e teorias sobre a arte pública. Dar a conhecer importantes textos que problematizem as questões em torno da organização, da utilização, da política e da hierarquização dos espaços urbanos.
Promover por meio da leitura e discussão de textos em grupo, questionamentos e a elaboração de conceitos sobre as linguagens contemporâneas em arte, principalmente está que se insere diretamente na paisagem das cidades.
JUSTIFICATIVA
A partir da segunda metade do século XX, os artistas começaram a se apropriar da possibilidade de intervir no mundo real. Este caminho irremediavelmente os levou à cidade. O caminho que leva a pólis leva também à política e a sociedade, assim a intervenção urbana nasce como uma linguagem que vai à cidade, se insere nela, para discutir de dentro e com propriedade suas relações e tensões. Neste pequeno intervalo histórico, de meio século, diversas iniciativas artísticas tem mostrado a vocação desta linguagem para discutir sobre um ponto de vista crítico e sensível as questões relativas às cidades contemporâneas. Acreditamos que devemos buscar ampliar o lugar da arte em meio às redes territoriais dos espaços de convivência urbana que formam o lugar de todos e da diversidade.
METODOLOGIA
Aulas teóricas expositivas com discussões em grupo sobre a bibliografia proposta.