Intervenção na escola
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Trabalho apresentado ao curso de E. Empreendedora, na disciplina de Empreendedora. Pedagogia
TIMÓTEO/UAB UFSJ 2012
PROJETO: ESCOLA AMIGA
TEMA- AMPLIANDO O CONCEITO DE EDUCAR, COM O FOCO NA CONSTRUÇÃO DE VALORES E NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO.
Histórico da Escola
A Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes, situada à Rua Um, número 600, no Bairro Nova Esperança, Ipatinga-MG, iniciou suas atividades em 25 de fevereiro de 2005. A escola nasceu da necessidade de atender aos alunos oriundos das escolas das proximidades: Escola Municipal Henrique Freitas Badaró, que até então trabalhava em regime de três turnos diurnos, Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha e Escola Estadual Haidee Schtinni. Um estudo da Secretaria Municipal de Educação estabeleceu um zoneamento para atendimento da clientela das redondezas e conclui que a escola Municipal Terezinha Nívia deveria ser construída no alto do Bairro Nova Esperança.
Clientela da Escola
A escola atende alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino e no noturno aos alunos da EJA. Os alunos são oriundos do próprio bairro.
Histórico da Comunidade
Dados Relevantes: ▪ Famílias compostas de forma expressiva, por mães jovens, trabalhadoras que fazem o papel de chefe da família. ▪ Bairro periférico com alto índice de drogatização. ▪ Adolescentes com inicio de vida sexual precoce. ▪ Relação altamente conflituosa entre filhos e seus cuidadores, revelando uma presença maciça de mães como mantenedoras exclusivas de suas proles. ▪ Bairro sem infraestrutura para oferecer esporte e lazer às crianças e adolescentes ▪ Alto índice de evasão e repetência ▪ Crianças sem acompanhamento para estudo extraescolar. (para casa)
Proposta de Intervenção
Objetivo geral: A Escola Amiga será aberta a todos moradores, buscando promover a qualidade da educação, e a formação do cidadão inserido em sua comunidade.