Interpretação dos sonhos - freud
10006 palavras
41 páginas
Resumo esquemático da Interpretação dos Sonhos, de Freud OBS: o que segue é, como diz o título, um resumo do livro “A Interpretação dos Sonhos” de Freud. Mais precisamente, dos capítulos 1 e 7 do mesmo (respectivamente, o primeiro e o último). A “Interpretação dos Sonhos” é provavelmente a obra mais importante e influente de todo o campo da psicologia, há mais de um século. Sua leitura atenta é obrigatória a todo estudante de psicologia e recomendável a todos que se interessem, de uma forma ou outra, pelo tema. Em seu livro, pela primeira vez, Freud apresenta um modelo “completo” do funcionamento psíquico, sendo os “sonhos” o paradigma e o ponto de partida que lhe permitiu avançar suas hipóteses. O presente resumo, fruto de minha imensa generosidade para com meus ex-alunos nos tempos em que era docente de psicologia, não deve e não pode, de forma alguma, substituir a leitura da obra freudiana. No máximo, pode ajudar a sintetizar as idéias e orientar tal leitura. O capítulo 1 é um modelo exemplar de como deve ser feita uma monografia, e normalmente os estudantes acham sua leitura “enfadonha”. Os capítulos sucessivos, apesar de sua importância para o argumento geral, foram deixados de lado em favor do 7º, o mais importante e ponto alto da obra. Também o 6º capítulo mereceria um resumo, e talvez o faça um dia, quando tiver o tempo necessário. Este resumo estava perdido entre hd´s e pastas, e enquanto organizava uma parte do material que estou transferindo para o blog, o encontrei e achei por bem publicá-lo. Que o internauta faça bom uso.
Cap. I – A literatura científica que trata do problema dos sonhos
• Na antiguidade a atitude em relação aos sonhos era mais positiva. Por exemplo os relatos bíblicos e os clássicos gregos (Platão, Aristóteles, Hipócrates, etc.).
• Artemidoro de Deldis (Séc. II a.D.) – exemplo de grande compêndio sobre os sonhos, citado por Gruppe (1906): a) A relação do sonho com a vida de vigília
• Freud começa por distinguir 2 grupos de