interpretação de Texto
CAPÍTULO 12 – COESÃO II: COESÃO MACROESTRUTURAL
MACROESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO
A macroestrutura de um texto dissertativo são as relações de conteúdo e de forma que se estabelecem entre as partes maiores do texto, na dissertação de vestibular, essas partes são os parágrafos, que, praticamente fixos na forma, variam seu conteúdo de acordo com sua finalidade.
1 – TIPOS DE PARÁGRAFOS
Os parágrafos de um texto dissertativo de vestibular podem ser classificados, segundo seu conteúdo em quatro tipos:
• Parágrafo de contextualização – É um parágrafo de caráter figurativo (tipicamente narrativo, mas eventualmente também descritivo) em que não se argumenta, nem se apresenta uma tese, apenas se dá o contexto para a dissertação, se apresentando o tema a ser tratado no parágrafo seguinte a ele. É um tipo de parágrafo adequado apenas ao começo do texto e não deve ser utilizado em outras partes de um texto de vestibular.
O parágrafo de contextualização é utilizado apenas por razões estéticas: ele não faz parte da porção dissertativa do texto, por não defender a tese.
• Parágrafo de introdução – É um parágrafo predominantemente temático que marca o início da dissertação propriamente dita, por conter a tese (ver o tópico sobre elementos fundamentais da dissertação) a ser defendida.
Num texto de vestibular é adequado se fazer o parágrafo de introdução no início do texto, ele deve preferencialmente ser o primeiro ou o segundo parágrafo da dissertação, pois tudo que vem antes dele (por serem apenas contextualizações) não tem caráter dissertativo e os elementos necessários a uma dissertação só se apresentam nele ou depois dele.
• Parágrafos de argumentação – São os parágrafos que constituem o desenvolvimento do texto: todos devem ter relação direta com a tese do texto e, num texto adequado ao vestibular, cada um traz um argumento novo que defende a tese apresentada.
Os parágrafos de argumentação da dissertação devem ser de caráter