interpretação de frases
Comentário: É uma obra da 2ª geração do romantismo escrita por Camilo Castelo Branco , que escreveu sua obra na cadeia quando foi preso por adultério, em 1888. A história conta sobre um amor irracional com final trágico. É a história de Simão e Teresa que são apaixonados, porém não podem ficar juntos porque suas famílias eram inimigas, uma história interessante para quem gosta de Romeu e Julieta e histórias do gênero, a história segue seu rumo até que Simão sofre um acidente e Mariana cuida dele e nisso acaba por apaixonar-se por ele, porém ela sabia que Simão gostava de Teresa e ele gostava dela como uma amiga (amor platônico) enquanto ela tinha sentimentos mais fortes por ele e enquanto isso Baltazar se interessa/apaixona por Teresa. Até que Simão morre numa tentativa de rapto E então Teresa adoece e morre e Mariana se mata. Vemos ao estudar a vida Camilo Castelo Branco que ele escreveu a história baseada em fatos de da vida, algo comum na época do romantismo, e por ser 2ª geração era “intenso” por assim dizer, as histórias tinham um final trágico, no qual a morte era uma forma de parar o sofrimento.
Exercícios:
1. (UEL) Sobre Amor de perdição, do escritor português Camilo Castelo Branco, assinale a alternativa INCORRETA:
(a) Amor de perdição é uma novela ultra-romântica, marcada pelo sentimento passional e pelo idealismo amoroso, confirmando, assim, duas das principais características do período, que foram o subjetivismo e a luta individual do herói.
(b) Narrada em terceira pessoa, a novela segue as convenções tradicionais da narrativa de ficção, como a sequência temporal dos acontecimentos e a linearidade do enredo, apresentando também referências históricas e biográficas.
(c) O ultra-romantismo da novela é quebrado por tendências realistas observadas no