Interoperabilidade
Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias. Seja um sistema de portal, seja um sistema educacional ou ainda um sistema de comércio eletrônico, ou e-commerce, hoje em dia se caminha cada vez mais para a criação de padrões para sistemas.
História
Em meados da década de 90, foi desenvolvida de uma forma dependente, uma forma de armazenar, recuperar e processar dados, pois algumas ilhas espacias dificultavam o compartilhamento dos dados, funcionalidades e poder de processamento. Foram utilizados conversores de dados; os arquivos de um determinado fabricante eram convertidos para um determinado formato, que outro fabricante pudesse ler. Esse processo surgiu da necessidade de trocar informações, dados e repassar arquivos, a partir de fabricantes diferentes. O grande sucesso desse meio se dá pela simplicidade dos protocolos que são utiizados e na capacidade da distribuição da informação através dessas redes heterogêneas. A popularidade da internet facilita a troca dessas informações e dados, e o desenvolvimento dessas técnicas na Rede; serviços que são de benefício para ambos os lados (para quem envia e para quem recebe).
As faces da Interoperabilidade
Na área da tecnologia de informação a interoperabilidade é a troca de informações e/ou dados através de computadores. Interoperabilidade é também a capacidade de comunicar, executar programas através de várias unidades funcionais, utilizando-se de linguagens e protocolos comuns. A Interoperabilidade tem várias faces, a interoperabilidade técnica é, talvez, o sistema mais responsável por manter os sistemas de informação interoperáveis, mas existem outros conceitos importantes para o nosso conhecimento:
Interoperabilidade Técnica
É o contínuo