TERMINOLOGIA BUSCANDO A INTEROPERABILIDADE NA CONSTRUCAO
2963 palavras
12 páginas
TERMINOLOGIA: BUSCANDO A INTEROPERABILIDADE NACONSTRUÇÃO
Sérgio R. Leusin DE AMORIM
D.Sc, UFF- Universidade Federal Fluminense
Lúcia PEIXOTO
UFF- Universidade Federal Fluminense
Luis Carlos S. M. DOMINGUES
UFF- Universidade Federal Fluminense
Roberta NUNES
UFF- Universidade Federal Fluminense
RESUMO
A integração entre diferentes sistemas de informação voltados para a gestão do projeto e da construção, bem como dos processos comerciais decorrentes, tem sido colocado por diversos autores como uma meta altamente vantajosa. Algumas soluções vêm se impondo paulatinamente, destacando-se os sistemas baseados em texto. Porém, eles têm uma deficiência comum, a falta de uma referência terminológica consolidada. Este trabalho, parte de um projeto de pesquisa voltado ao desenvolvimento de terminologia para a construção, sugere um encaminhamento para a estruturação desta terminologia, de tal forma que ela possa ser a base para a construção da interoperabilidade desejada neste setor.
1. INTRODUÇÃO
A busca por maior compatibilidade entre os diversos sistemas voltados para a construção tem sido constante. Desde 1994 que o relatório Latham (Latham, M. Constructing the Team, Department of the Environment, HMSO, 1994) já concluiu que a plena integração ao longo de todo o macro setor da construção poderia contribuir significativamente para a meta de elevar seus ganhos de produtividade em 30 %. Desde então, diversos autores têm reforçado a importância desta integração entre os diversos sistemas que compõem a gestão da construção.
Esta plena equivalência de objetos em diferentes sistemas é um objetivo que vem sendo perseguido por diversas instituições, sendo o esforço mais notável, entre outras iniciativas de menor alcance, a criação do padrão de arquivos IFC, Industry Foundation Class, com o desenvolvimento paralelo de documentos padronizados XML para os processos da construção.
Estes trabalhos vem sendo coordenados a nível internacional pela IAI – International Alliance for