Internet
Conceitos Básicos de QoS
QoS ou Qualidade de Serviço ( Quality of Services). Os serviços mais tradicionais, como dados, video e voz, possuem suas particularidades na questão de banda, tamanho de pacotes, sensibilidade ao atraso e jitter (variação de atraso).
Mesmo as aplicações de dados possuem requisitos diferentes entre si. O QoS reúne um conjunto de tecnologias e mecanismos que possibilitam a compatibilização de cada aplicação.
Aplicação Tamanho do pacote Atraso entre pacotes Banda miníma Tempo para enviar 1 pacotes (256 kbps)
Dados Variável, até 1500 bytes Variável Variável 47 ms
Vídeoconferência 700 bytes 30 ms 160 kbps 22 ms
Voz sobre IP 60 bytes 20 ms 24 kbps 2 ms
Um bom exemplo, que demonstra claramente como as aplicações se comportam diferentemente entre si, é a definição do tamanho do buffer do roteador. Para suportar de maneira eficiente as transações de comércio eletrônico e a transferência de dados da Web, a rede deve minimizar a perda de pacotes ou mesmo evitá-la por completo. Buffers internos com grande capacidade podem ajudar a atingir estes objetivos. Porém, se os buffers de alta capacidade fornecem um gerenciamento eficiente para este tipo de fluxo de dados, por outro lado eles podem gerar uma alta variação no atraso de propagação dos pacotes, também conhecido como jitter. Os jitter podem ser suportados por aplicações de dados, mas provocam enorme impacto na transmissão de tráfego de aplicações em tempo real, como voz e vídeo.
Para isto serve o QoS, melhorar a performance em vários tipos de aplicações.
O serviço padrão oferecido pela rede IP é conhecido como serviço de melhor esforço (Best
Effort). Como o próprio nome diz, quando o roteador opera por este este serviço faz sempre o melhor possível para encaminhar os pacotes de acordo com os recursos que ele tem disponíveis naquele instante de tempo, mas sem qualquer garantia de