internet
Autora: Regina C Figueiredo Castro
Objetivo:
O objetivo do estudo é apresentar o modelo de comunicação tradicional e sua evolução para a comunicação científica eletrônica, estimulada pelo uso de meios eletrônicos e da Internet e pelo compartilhamento em rede
Palavras - Chave:
Internet. Editoração. Publicações periódicas. Publicações eletrônicas. Comunicação e divulgação científica
Metodologia:
Citações:
A BVS “expande também a natureza das redes de fluxos e fontes de informação em seu espaço, incluindo, agora, os domínios de informação e conhecimento científico, técnico, factual e tácito” (Packer,9 2005).
“A revolução digital está oferecendo alternativas tanto para a condução das etapasno processo da comunicação científica como para quemas executa”, segundo relatório de simpósio promovido pela Academia Nacional de Ciências (The National Academies) dos Estados Unidos.
Mueller5 (1994) destaca o reconhecimento e pareceres de outros cientistas como as maiores motivações dos autores ao publicar trabalhos científicos.
Como afirmam Oliveira & Noronha8 (2005), “para que a comunicação digital seja plenamente aceita pela comunidade científica devem ser discutidas e definidas questões que ainda não foram solucionadas como a garantia de autoria e de direitos autorais, permanência e validade da informação e políticas de acesso por parte de editoras”.
Em 1968, Lemos* afirmava que no futuro o periódico seria substituído por outras mídias, como a gravação de imagens e sons com relatos dos pesquisadores, mas esse nível de ousadia e criatividade ainda é utilizado de forma experimental nas revistas científicas.
Referências:
Cuenca A. Influência da Internet na comunidade acadêmico-científica da área de saúde pública. Rev
Saúde Pública [periódico on-line], 2005;39:840-6.
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rsp/v39n5/
26307.pdf [30 mar 2006]
Gibbons M,