excel
Sondagem SPT - Standart Penetration Test Conhecida como sondagem à percurssão ou simplesmente sondagem de simples reconhecimento é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo para se obter subsídios que irão definir o tipo e dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. As características de um solo não podem ser conhecidas apenas pelo aspecto visual da camada superficial. Há necessidade de investigar o solo em sua profundidade. O conhecimento do solo é condição indispensável para elaboração de um projeto racional e seguro.
NBR - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Métodos de Ensaio
Objetivo - Esta norma prescreve o método de execução de sodagens de simples reconhecimento de solos com SPT, cujas finalidades, para aplicação em Engenharia Civil são: a - determinação dos tipos de solos em suas respectivas profundidades de ocorrência; b - posição do nível d’água; e c - os índices de resistência à penetração (N) a cada metro.
Definições:
SPT (Standart Penetration Test) - Abreviação do nome do ensaio pelo qual se determina o índice de resistência à penetração (N).
N - Índice de resistência à penetração do SPT, cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente a cravação de 30 cm do amostrador padrão, após a cravação inicial de 15cm. Quando a cravação atingir 45cm, o índice de resistência à penetração N é expresso como a soma do número de golpes requeridos para a 2ª e 3ª etapas de penetração de 15cm.
Descrição do ensaio
1 - Locação e quantidade de furos: a - Cada furo deve ser marcado com a cravação de um piquete de madeira. Este piquete tem a identificação do furo e serve de RN; b - Distância máxima entre furos - 100m. Normalmente, 15 a 20m; c - Priorizar posições relevantes da obra: _ Elevador; _ Escada; _ Reservatórios. d - Os furos não devem estar alinhados; e - Número mínimo de furos: _ em planta < 200m² - mínimo 2 furos; _ 200m² a 400m² - 3