A vela e a agua
Objetivo: Demonstrar um fenômeno relacionado à diferença de pressão.
Introdução:A explicação desta metodologia é que a combustão da vela consome todo o oxigênio contido no ar. Supondo que a vela seja constituída apenas por pentacosano (na verdade, a vela é uma mistura de vários hidrocarbonetos sólidos), a reação de combustão poderia ser representada pela equação:
C25 H52 (s) + 38O2 (g) → 25CO2 (g) + 26H2O(g)
Como podemos ver pela equação sugerida, os produtos da combustão são gás carbônico e vapor d’água. A pressuposição fundamental do método é que o vapor d’água se condensa e o gás carbônico, por ser muito solúvel em água, dissolve-se rapidamente.
Materiais e Reagentes:
1 Copo
1 Vela
1 Prato
Água.
Procedimento experimental: Em um prato, fixamos a vela de parafina e completamos o espaço com 100 ml de água e 8 gotas de Corante Azul. A vela é acesa e uma garrafa com a boca para baixo é colocado sobre a vela. Quanto mais transparente for à garrafa, melhor será a visualização.
Resultado e discussões: Acontecerão duas coisas. Primeiro logo em seguida, a vela irá apagar e depois, o nível de água dentro da garrafa irá subir, absorvendo a água ao redor da garrafa. A vela apaga, pois para haver a queima, é necessário um combustor, no caso o Oxigênio, que constitui 20% da atmosfera e se esvai dentro do copo, pois não consegue se renovar.
O nível da água dentro da garrafa sobe, porque, o produto da combustão ocupa menos volume que o oxigênio que havia ali, é como se parte do ar dentro da garrafa fosse compactado, o que diminui a pressão interna, sugando a água ao redor, através das brechas entre a garrafa e o prato, como num canudo.
Bibliografia: http://www.manualdomundo.com.br/2011/10/a-vela-que-levanta-a-agua/