Internet via rede Elétrica
A internet via rede elétrica ou PLC (Power Line Communications, "comunicação através de linha de força") é um recente conceito de transmissão de dados e voz via internet, através de uma infraestrutura pré-existente, a rede elétrica, não necessitando de obras ou modificações para instalá-la. Tanto o sinal de internet, quanto o sinal da rede elétrica, trafegam cada em uma freqüência, não influenciando assim, um ao outro. Ou seja, se faltar energia no município, o usuário não vai ficar sem acesso a internet, devido à freqüência em que elas são transmitidas.
1.1. Objetivo Geral
Apresentar vantagens e desvantagens da internet via rede elétrica (PLC)
1.2. Objetivo Específico
Além do objetivo geral já citado, nesse TCC iremos:
Entender como surgiu.
Saber Como funciona.
Quais as Vantagens e desvantagens
Quais os Serviços suportados.
Quais Equipamentos usados nessa tecnologia.
Segurança
1.3. Justificativa
Apesar de não ser uma tecnologia tão recente e que ainda está em fase de teste, neste TCC abordaremos informações que nos ajudarão a compreendê-la de uma forma melhor.
2. Internet via rede elétrica
1.4. Como surgiu
O conceito de internet via rede elétrica surgiu em 1991, quando o Dr. Paul Brown da Norweb Communications (empresa de energia elétrica inglesa) iniciou testes com comunicação digital de alta velocidade utilizando linhas de rede elétrica. Um dos problemas dessa tecnologia eram os ruídos e as interferências existentes. Mas entre 1995 e 1997, foi demonstrado que era possível resolver esses problemas e tornar a transmissão de dados de alta velocidade viável, pois a Nortel e a Norweb descobriram que os problemas estavam relacionados a algumas faixas de freqüência.
O primeiro teste de acesso à internet foi feito em uma escola em Manchester e anunciado pelas duas empresas dois meses após essa descoberta. Foi lançada então uma nova idéia para telecomunicações, batizada pela Nortel/Norweb por Digital Powerline.