A cidadania no Brasil
Associar os 3 tempos históricos: 1822-1930, O relógio e a bomba, Atualidade
A cidadania no Brasil é algo que se reporta ao início de século XIX, ou seja, em 1822, até o final da Primeira República. Tendo em vista que logo quando os portugueses aqui chegaram esse conceito ainda não era vigente na sociedade. Em 1500-1822, os Portugueses tinham construído um enorme país, Linguística, cultural e religiosa. Mais existiam muitas pessoas com um alto grau de analfabetismo, uma sociedade de escravos, um regime no qual o poder ficava na mão de uma só pessoa que era o rei.
Na época da Independência havia 800 mil índios, mais de 1 milhão de escravos. Nas áreas da agricultura exploradora e de mineração, tinha escravos em todas as atividades, e também nas urbanas. A escravização de índios se deu no início do período colonial, ouve miscigenação e por consequência o estupro. Com o passar dos tempos os índios viviam lutando para que a Funai tomasse alguma providência em relação ao posseiros, pois esses queriam tomar as terras indígenas.
Não existe dados sobre a alfabetização ao final do período colonial. Meio século após a independência, 16% da população era alfabetizada. Não existia motivação religiosa para educar as pessoas, pois a Igreja Católica não incentivava a sociedade a lerem a Bíblia. Portanto não existia educação primária. Na parte portuguesa escolas superiores só foram aceitas depois da chegada da corte. Os Brasileiros para terem um curso superior tinha que ir até Portugal para estudar.
Que os Índios, MST e outros movimentos possam ter o direito a uma educação de qualidade, saúde. Que o que está posto na constituição possa passar a ser colocado em prática, pois só está no papel. Para que eles possam viver com direito e com dignidade nesse país que se chama Brasil, onde se foi descoberto há mil e quinhentos anos pelos Portugueses.
Os movimentos sociais sempre foram muito fortes, as