Internet no Trabalho
Salvo raras exceções grande parcela dos indivíduos que exercem atividade profissional, passam boa parte do dia no local de trabalho.
Com o advento e a popularização da internet ficou mais estreita a barreira entre a vida pessoal e a profissional, as informações, fatos e noticias circulam de forma instantânea via internet, as redes sociais são a prova disso. No entanto existem limites e restrições quanto ao uso da internet no local e no horário de trabalho, além disso muitas empresas já passaram a monitorar o uso das mídias sociais.
As empresas devem regulamentar por meio de contrato de trabalho ou regulamento interno os termos de utilização de seus recursos tecnológicos, deixando claro que o uso da internet para fins particulares é proibido.
Com as restrições estabelecidas as empresas tem o direito de fiscalizar a utilização destes recursos por parte dos funcionários e os que descumprirem as normas e ou restrições estão passíveis de punição.
No entanto se as empresas e ou empregadores não formalizarem as restrições de uso particular da internet no trabalho não lhe são permitidas fiscalizar e consequentemente punir por este motivo, haja visto que estarão ferindo o direito a intimidade do empregado.
O empregador deve se valer do bom senso e da razoabilidade tanto para fiscalizar quanto para aplicar penalidades disciplinares, sempre preservando a intimidade de seus empregados e dos terceiros envolvidos, sob pena de responder pelos danos causados
Abaixo algumas dicas da consultora empresarial Rosângela Sândalo para o Jornal Hoje da Rede Globo, sobre o tema internet no local de trabalho:
- Não use seu e-mail de trabalho par assuntos pessoais porque ele é e pode ser monitorado e seu conteúdo pode ser visto por outras pessoas. O msn, assim como o e-mail e todo o espaço de navegação, é da empresa, então ela tem direito de monitorar
Você precisa saber se existe restrição da rede e outra coisa que você precisa verificar se os conteúdos