Demonstrativo de Pagamento
O DRE, demonstrativo de resultados, é uma ferramenta financeira de uso obrigatório pela empresa e que deve ser formalmente apresentada todo mês pelo gestor financeiro à diretoria sênior da empresa. O gestor financeiro deve apontar suas considerações e recomendações para garantir a austeridade orçamentária.
O DRE compara os resultados previstos em orçamento para o ano fiscal versus o que foi realizado no mês corrente. [ ler capítulo sobre elaborar orçamento ]
O DRE também demonstra a evolução positiva ou negativa dos indicadores de performance da empresa apresentando tendências que exigem ações de manutenção no caso de resultado positivo ou, de correção no caso negativo.
Além dos números que são apresentados num formato padrão, existem duas variações que devem ser inseridas no demonstrativo e que auxiliam na análise.
1. Analise Vertical, que ajuda a verificar quanto, percentualmente, cada conta de custo ou despesa impacta no resultado de vendas. Ao longo to tempo, o gestor pode monitorar se os percentuais permanecem estáveis ou sob controle. Caso contrário, consegue identificar os ofensores do orçamento e imediatamente, colocá-los de volta nos parâmetros definidos pelo orçamento geral da empresa.
2. Analise Horizontal, auxilia a identificar a proporção entre o aumento ou diminuição das vendas e as respectivas contas de custos e despesas. O aumento das vendas, não deve impactar os custos e despesas fixas na mesma proporção. A análise horizontal, ajuda a monitorar produtividade e a rentabilidade da empresa.
A empresa eficiente consegue maximizar a produção em função do volume ( o mesmo se aplica para uma empresa comercial ou de serviços ) Ao mesmo tempo, consegue também maximizar sua produtividade através de sistemas de qualidade.
Contraditoriamente, a ferramenta do DRE ainda é pouco utilizada para a maioria dos gestores e administradores de empresas. Inúmeros gestores que se identificam como financeiros, mas que na