Adolescentes - resenha
Pode-se dizer que a adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento que se manifesta por marcantes transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais (Setian, 1979).
Quanto as Normas de Atenção à Saúde Integral do Adolescente do Ministério da Saúde (1993), a puberdade normal compreende o período de 8 a 16 anos de idade. E a puberdade precoce ocorre com o aparecimento de caracteres sexuais antes dos 8 anos de idade.
Segundo a OMS (1989), a adolescência é representada por indivíduos na faixa etária entre 10 a 19 anos , e juventude entre 15 e 24 anos de idade.
O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990), lei nº 8.069/90; no artigo 2º, considera adolescente para os efeitos da lei, a pessoa entre 12 e 18 anos de idade.
A sexualidade é algo que se aprende e faz parte do desenvolvimento e da personalidade, sendo capaz de interferir na aprendizagem, na saúde mental e física do adolescente.
Há também a interação social, o adolescente começa a reconhecer sua turma, ver com quais pessoas se identificar. Mais também á o receio, o medo de se aproximar do outro mesmo tendo o desejo de conhecer novas pessoas, de conhecer o novo e conseguir se relacionar.
Aberastury e Knobel (1981) revelam que o objetivo final do desenvolvimento do adolescente é a criação da própria identidade, que se processa através da interação do mundo interno com o externo. As dúvidas sobre quem ser, como agir,