INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
A característica inicial da internacionalização passa a ser a atividade exportadora, e, para isso, as empresas começam a trabalhar com produtos de melhor qualidade para o exterior, com tecnologia eficiente e visando a redução dos custos para ganhar na produtividade.
2- Qual era a situação do comercio exterior brasileiro?
Em relação à perspectiva da economia e política brasileira, baseando- se no histórico dos últimos 25 anos, notou- se através das respostas uma estabilidade interna perante a visão do exterior, o que ilustra uma previsão positiva, porem foram lembradas situações adversas, tais como, má distribuição de renda, demográfica, geográfica, burocrática e de infra- estrutura.
3- Quais os principais fatores determinantes para a internacionalização a partir dos anos 90?
A liberação comercial no Brasil teve como justificativa o desenvolvimento econômico, acarretando em melhora na qualidade de vida da população em geral, consequência de uma otimização dos fatores de produção. Tal liberação ficou mais intensa a partir de 1990, resultando em forte desindustrialização nacional e consequente aumento do desemprego. Outro resultado dessa abertura foi o aumento da oferta de produtos e serviços com preços e tecnologias mais acessíveis.
4- Quais as causas e consequências desta internacionalização das empresas brasileiras?
As consequências foram:
- Aumento do lucro operacional em detrimento dos resultados financeiros;
- Absorção de tecnologias e processos para atendimento do mercado internacional;
- Redirecionamento da estratégia competitiva, mudando de orientação da produção de baixa qualidade/custo para uma produção orientada para produtos que incorporem maior grau de diferenciação e qualidade;
- Maior capacitação e produtividade da mão de obra nacional;
- Melhoria dos processos gerencias e redução de custos administrativos.