INTERNA O VOLUNT RIA
Internação Voluntária • A Internação Voluntária( Solicitada pelo paciente) é realizada quando o paciente entende a necessidade de internação e sabe a real necessidade de um tratamento terapêutico e manifesta o desejo de ficar limpo. Nestas horas cabe ao familiar ajudar a tomar esta decisão.A pessoa que solicita voluntariamente a própria internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento. O término da internação se dá por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico responsável. Uma internação voluntária pode, contudo, se transformar em involuntária e o paciente, então, não poderá sair do estabelecimento sem a prévia autorização.
Opiniões: desfavoráveis
Desembargador critica internação compulsória de menores do Rio de Janeiro.
O desembargador Siro Darlan criticou, de forma veemente, o apoio do Ministério Público Estadual à politica de internação compulsória de crianças e adolescentes.
“...esta medida de tortura e violência contra crianças usuárias de crack. Enquanto o Ministério Público não tomar atitude, as atrocidades continuarão. Neste caso, eles estão indo contra o direito das crianças e adolescentes”.
Opiniões: favoráveis
Dr. Drauzio Varella
“... Sou a favor da internação compulsória dos usuários de crack, que perambulam pelas ruas feito zumbis. A você, que considera essa solução higienista e antidemocrática, comparável à dos manicômios medievais, pergunto: se sua filha estivesse maltrapilha e sem banho numa sarjeta da cracolândia, você a deixaria lá em nome do respeito à cidadania, até que ela decidisse pedir ajuda? De minha parte, posso adiantar que fosse minha a filha, eu a retiraria dali nem que atada a uma camisa de força”.