INTERMODAIS
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Intermodais
Maio 2014
Sumário
Introdução Pag. 04
A Evolução do Transporte Pag. 05
Motivos e Consequências do Modal Rodoviário no Brasil Pag. 08
A Infraestrutura Atual no Brasil Pag. 09
Principais Gargalos Pag. 10
Conclusão Pag. 12
Referências Bibliográficas Pag. 13
Introdução
Defini se o meio de transporte que mais se adeque ao ramo que qualquer empresa está inserida, este trabalho dará noções do tipo de transporte e seus pontos fracos e fortes.
1. A evolução do transporte
Um dicionário de grande circulação define transporte como:
“... parte da logística responsável pelo deslocamento de cargas em geral e pessoas, através dos vários modais existentes, ao longo da cadeia de abastecimento. Em resumo, transporte é o movimento de pessoas e mercadorias de um local para outro”.
No começo da história, o ser humano carregava seus utensílios, seus materiais de trabalho e seu alimento. Porém, com o tempo e a necessidade de fazer trocas, e de vender o que produzia, o humano percebeu que poderia usar a tração animal para carregar mais coisas em menos tempo, porém com a tecnologia e mais invenções, vários meios de transportes podem auxiliar os homens facilitando mais seu trabalho e seu meio de vida.
Os modais e sua historia no Brasil
Ferroviário
Em 11 de abril de 1854 Dom Pedro II inaugurou a primeira ferrovia do Brasil contendo aproximadamente. 14,5 km. Percebeu se a expansão dessa modalidade de transportes, e com grandes investimentos estatal ao longo das décadas, hoje o país tem 28.522 Km de linhas de tráfego, das quais 28.225 Km são comandadas por empresas concessionárias. A maior concentração dessa malha está em três estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com predominância no transporte de cargas.
A evolução dos trens
Aéreo
No dia 23